Wednesday, August 26, 2015

Como tudo começou - parte 2



Já contei para vocês como foi o tal clique que me fez começar (não foi bem um clique, link aqui: http://tinyurl.com/qjk38ne). Agora quero compartilhar com vocês a segunda parte da história, que foi como comecei e o que eu fazia no início da reeducação, que acho que é a parte mais difícil.

Essa foto é de Set. 2013, eu devia estar com uns 100kgs

Minha jornada começou em julho de 2014 e desde lá estabeleci a meta de chegar aos 65 quilos. Isso significava que eu tinha 40 quilos a eliminar. Para quem me segue no instagram @projeto_jujumagrinha [instagram.com/projeto_jujumagrinha/], na fan page do facebook facebook.com/jujumagrinha e até no meu perfil pessoal facebook.com/julianacostapacheco, sabe que já eliminei 38kgs e continuo firme e forte rumo ao meu objetivo. NÃO SEGUE?! SEGUE LÁ!

No começo lembro claramente de achar que um dia eu voltaria aos meus "hábitos normais", isto é, me encher de porcarias com frequência. Achava mesmo! Na minha cabeça comer no MacDonald's 2 ou 3 vezes na semana era algo absolutamente normal. Comer doce TODO dia após o almoço também. Comer um tubo de Pringles depois do jantar?! Super Ok! Daí que eu pensava, vou fazer tudo direito, por quanto tempo for necessário, e quando eu chegar no meu objetivo, volto a comer como gosto!

Só que dessa vez eu fiz duas coisas diferentes que acho que foram O SEGREDO DO MEU SUCESSO (até o momento). Estabeleci DUAS REGRAS que guiariam minha dieta por quanto tempo fosse necessário (nessa época eu ainda não tinha "mudado de vida" e decidido seguir uma alimentação limpa sempre).



A primeira regra foi a do COMPROMETIMENTO INTEGRAL. Eu me comprometi, desde o início, a comer direito, a semana inteira E O FDS TAMBÉM. Esse certamente foi o diferencial.
Eu explico: o que sempre eu fazia quando de dieta era comer direito de segunda a quinta e, a partir de sexta, eu começava com as gordices, porque afinal, EU TINHA COMIDO DIREITO A SEMANA INTEIRA. Óbvio que essa estratégia não estava funcionando, afinal eu estava com mais de 100kgs. Então decidi que faria tudo direito o tempo todo pelo tempo que fosse necessário.
O que acontecia antes era que eu vivia na exceção, e eu não queria mais que houvesse exceções. Todo dia eu tinha uma desculpa para comer errado, para sair da dieta. Um dia eu estava estressada, outro dia eu tinha que comemorar, aí era uma festa, e depois era sexta e sábado e domingo... Eu VIVIA NA EXCEÇÃO 24 HORAS POR DIA. Isso tinha que mudar. E estabelecer para mim mesma que eu não sairia da dieta enquanto não atingisse meus objetivos foi essencial.

A segunda regra foi estabelecer alguns princípios alimentares inquebráveis, isto é, que eu teria que seguir sempre, não importando a situação, SEM EXCEÇÕES. Os princípios que estabeleci nessa fase foram os de eliminar farinha branca, eliminar açúcar e eliminar os ultra-industrializados (bolos prontos, sopas de saquinho, pães industrializados, biscoitos recheados, lasanha pronta, pizza congelada, hambúrguer, refrigerante… tudo o que é fácil de comer e já vem pronto (ou quase) dentro de uma embalagem, resultado de uma série de processos industriais), que era quase só o que comia.
Eu levei e ainda levo esses princípios muito a sério! Só que ao longo do tempo esses princípios alimentares que sigo foram sendo expandidos. Conforme fui entendendo melhor meu corpo e me livrando de vícios e hábitos ruins, passei a querer realmente levar uma vida mais saudável, comer comida limpa, comida de verdade!
Acredito que estabelecer esses princípios alimentares inquebráveis logo de cara, logo no começo da dieta, foi super hiper mega blaster importante!

Agora, imaginem a quantidade de nãos que eu tive (e ainda tenho, de vez em quando) que falar no começo da dieta para poder seguir essas 2 regras que eu havia estabelecido???? Aprender a dizer não foi outro passo fundamental em direção a uma vida mais saudável! Mas isso eh assunto para outro post...

Falando em 'NÃOS', esse bolo é de hoje, da data desta postagem


Para concluir, digo para vocês que continuo seguindo essas duas regras: 1. COMPROMETIMENTO INTEGRAL e 2. PRINCÍPIOS ALIMENTARES INQUEBRÁVEIS.
Então gente, se a dieta sempre falha, se você acaba sempre se perdendo em antigos hábitos ruins, acaba deixando-se influenciar pelos outros, que tal estabelecer AS SUAS REGRAS?! Não precisam copiar as minhas. Pensem com sinceridade no que tem atrapalhado sua dieta, seu emagrecimento e sua vida saudável até hoje E MUDE. Se comprometa CONSIGO MESMA(o)! E aí? Vai encarar?!

No comments:

Post a Comment